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23 de fevereiro de 2007
21 de fevereiro de 2007
20 de fevereiro de 2007
14 de fevereiro de 2007
Brincadeira
Corre por aí um novo dicionário da língua inglesa. Ou seria portuguesa?
Monday: Segunda-feira ou verbo. Exemplo: Já não Monday você ir embora?
You: Você ou expressão de curiosidade. Exemplo: You seu irmão, como vai?
Dark: Escuro ou expressão comparativa. Exemplo: É melhor dark receber.
May go: Talvez vá ou pessoa dócil. Exemplo: Ele é tão may go!!!
Feel: Sentir ou barbante. Exemplo: Me dá esse feel para amarrar o pacote.
Vase: Vaso ou o momento da jogada. Exemplo: Agora é minha vase.
Ice: Gelo ou expressão de desejo. Exemplo: Ice ela me desse bola...
French: Francês ou dianteira. Exemplo: Sai da minha french, por favor.
Continuar a brincadeira com palavras. Sugerir ao aluno que invente outros exemplos, usando outras palavras. Para isso ele terá de fazer uso do dicionário ou do livro de inglês. Exemplo: hen
13 de fevereiro de 2007
8 de fevereiro de 2007
Cestinho
3 de fevereiro de 2007
Galo
Carnaval 1985
em que o povo adorava
futebol, cachaça e carnaval.
No futebol,
os campeões do mundo;
a cachaça,
era qual de graça;
No carnaval
o povo era livre,
era rei e era deus.
Um dia, todo esse povo descobriu
que futebol não era tudo;
que a melhor cachaça
eram suas idéias;
que podia ser rei e deus
e não ser carnaval.
E então todo o povo
foi para as ruas
e viveu o verdadeiro carnaval.
Darcy Gervan
Narrativa
Melhor ainda se o aluno seguir um roteiro, como por exemplo:
Quem, quando, onde, como e o porquê.
Aula preparada
Autor desconhecido
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1- SUBSTITUA AS PALAVRAS NEGRITADAS POR UM SINÔNIMO:
A pulga invade nossos territórios com a afoiteza, a temeridade de um camicase.
Seu mal não é a fisgada que dá, mas é ser promíscua e inconstante.
É uma excursionista. Às vezes está na braguilha de um hortelão.
É moderada. Faz a façanha de jejuar até dezoito meses.
Que crime cometeu a pulga incauta?
2- ESCREVA NO PLURAL:
A pulga atrevida viajou para Roma.
Um hortelão leva à cidade o produto de sua horta.
Trafega por nossos territórios como se estivesse em sua própria casa.
É uma excursionista.
Crava-me sua agulha de sucção como se eu fosse uma flor.
3- COPIE DO TEXTO:
As palavras com acento agudo e as palavras com acento circunflexo.
4- EXERCITANDO O TEXTO:
Quais os adjetivos atribuídos à pulga?
POR QUE A PULGA É:
- Sem cerimônia?
- Uma excursionista
- Uma atleta moderada?
- Uma atleta?
Relacione os amigos da pulga.
Explique o que disse o poeta:
"Que crime cometeu a pulga incauta
Salvo a mínima gota que te falta?"
Qual a intenção do autor quando afirma:
"Há tanta gente chupando nosso sangue, merecendo nossa unha..."?
O Texto condena ou inocenta a pulga?
Trava-línguas
Quando um trava-linguas é repetido de forma rápida ou várias vezes seguidas, provoca um problema de dicção ou paralisia da língua; é praticamente impossível pronunciar um trava-línguas sem uma concentração intensa no que se está dizendo
Ex.: Toco preto, Porco crespo, repetido rapidamente.
O professor motivará os alunos para que recitem bem alto e da mesma forma que ele fizer. Ou seja, quando o professor falar lentamente, eles respondem lentamente; quando falar rápido, eles devem falar rápido, mas sempre todas ao mesmo tempo, devendo ter o cuidado de não expor alguma criança que possua dificuldades como gagueira ou outro problema de fala. Iniciar com frases simples e depois as mais complexas. Também poderá passar como tarefa, para que os alunos mais tímidos treinem em casa.
O professor também poderá organizar um concurso. O vencedores serão aqueles que melhor memorizarem e pronunciarem os trava-línguas. Também poderá trabalhar a cultura popular coletando informações sobre folclore com as famílias dos alunos, podendo inclusive pensar na elaboração de um livro da turma.
Para valorizar a importância de cuidar da boca e da garganta, a importância da voz, como ela nos faz falta , como o cigarro prejudica a voz, o tom de voz que usamos com as outras pessoas, como gritar pode tornar uma pessoa afônica, a importância da higiene bucal, etc., poderá convidar um fonoaudiólogo, para dar uma palestra.
Alguns trava-línguas
Pó pô o pó?
Pó pô.
Tatá tatuou o tatu.
Cair no poço não posso.
Porco seco, corpo crespo.
Bagre branco, branco bagre.
Fia, fio a fio , fino fio, frio a frio.
Amo a ama, mas a ama ama o amo.
O ó que som tem? Ora de u, ora de ó.
Xuxa! A Sasha fez xixi no chão da sala!
Toco preto, porco fresco, corpo crespo.
O peito do pé preferido de Pedro é preto.
Tente falar esta palavra: "Tapibaquígrafo"
Atrás da porta torta tem uma porca morta.
Quem a paca cara compra, paca cara pagará.
O chará chora. Em Araxá o chará achará chá.
Um limão, mil limões, um milhão de limões.
Traga três pratos de trigro para três tigres tristes.
A Gigi já jejuou hoje e o João enjoou e jejuou junto.
O padre pouca capa tem, porque pouca capa compra
Lara amarra a arara rara, a rara arara de Araraquara
Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia
A melão melou a mala, a mala melou a mula e a mula melou a mola.
A rã erra e rói na rinha, o réu erra e urra na raia, o rei erra e ri na rua.
Descrição de ambientes
J. Simões
- Escolha um ambiente fechado e descreva-o seguindo as orientações do esquema: Ex: seu quarto, a sala de sua casa, sua igreja...
Aliteração
DOIS DADOS
_ Doeu, doida!
Debateram-se, daí duas descontentes: Dirce, de Douradina, Dora de Diadema. Debandaram-se
Dona Durvalina, doceira débil, dedo duro, defendeu Dirce:
_ Dirce deixou dados dourados debaixo do divã.
Debalde. Dados desapareceram.
Dias depois, Dantes, dentista descobriu destino dos dados:
_ Dalcira, datilógrafa, daltônica, débil depositou dados dentro do decote da defunta Delizete, degolada, deixada dentro do depósito de drogas do delinqüente demente Damião.
Duzentas discussões! Deus!
Desajeitado, Dantes destravancou destino das duas:
_ Deixem disso, desmioladas!
Dora derreteu doces, deu dez. Dirce, descarada, desbarrigada, desdentada, desnutrida, devorou. Depois disso, desconsolada dormiu. Dora disse:
_ Dirce, doida, desculpe!
Dirce, dormindo:
_ Dora, desculpo desaforo depois. Deixe dona dos dados doados dormir, diacho!
T.Bordignon
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Leitura oral
Reescrever o texto detalhadamente, usando verbos, conjunções, artigos, pronomes e preposiçõese palavras adequadamente, sem mudar os fatos.
Conselhos Uteis e Inúteis
- Viva o hoje. 2006 é cheque cobrado. 2008 é promissória sem assinatura. 2007 é dinheiro vivo.
- De modo algum, gaste todo seu estoque de paciência nas pescarias. Isto é produto que também se usa em casa, no trabalho e nas repartições públicas.
- Pense alto. Se for de avião, não terá que se preocupar com os buracos das estradas ou as enchentes dos rios.
- Ria, mas sem fazer do riso uma máscara para a tristeza.
- Lute pela paz, até descobrir que ela não está na luta.
- Não seja muito tolo. O tolo preocupa-se com as coisas que não têm importância e despreocupa-se com as que têm. O muito tolo nem sabe distinguir umas das outras.
- Use seu dinheiro de tal maneira que se ele faltar não lhe faça falta.
- Se não gostar de pensar, leia. Quem lê sete livros por semana está dispensado de pensar.
- Pressione, pois antes de quase toda mudança de pressão há uma pressão para mudanças.
- Se quiser sair do lugar, não se aninhe numa cadeira de balanços – por motivos óbvios.
- Seja otimista, sabendo que o otimismo deve ser fabricado, não pré-fabricado.
- Como diria Maomé, confie em Deus, mas ponha alarme no carro e cadeado nas janelas.
- No lugar dos lamentos, experimente o canto; No do medo, tente o amor.
- Jamais pise numa pessoa só para erguer uma idéia.
- Nunca derrube alguém com o peso de uma tese.
- Para sua segurança, não se esqueça de respirar, se alimentar e dormir.
- Não viva cada dia como se fosse o único do ano, mas como um dos 365.
- Se tudo falhar, experimente Deus; se tudo der certo, assegure o sucesso... com Ele.
(Marcos de Benedicto)
Cinco ou seis o que não é tanto,
Sete ou oito o estudante,
Oito ou nove o passeante,
Dez o porco
... E as demais, o que está morto.
(Autor desconhecido)