Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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28 de novembro de 2009

Infância




Roda a roda
na calçada.
Anda a boneca
enfeitada.
Sobe a pipa
empinada.
Corre a bola
Disparada

Roda o tempo
de criança.
Anda o jeito
de mudança.
Sobe a linha
da esperança.
Corre a vida
sem tardança.

Fica somente a lembrança.

Maria Z. D. Trindade

17 de novembro de 2009

As barreiras e o riacho

Dedicado aos professores de Cianorte - PR

Nova Trento - Santa Catarina
Passarela de acesso ao novo Santuário da Madre Paulina


Encheram o caminho do riacho de barreiras e pedras enormes. Ele não se atrapalhou em momento algum. Continuou correndo. Contornou todos os obstáculos, deu um jeito de achar seu caminho.

Finalmente puseram diante dele uma enorme pedra. Ele foi inchando, inchando, inchando até que formou um enorme lago, o lago cresceu e subiu e lá estava ele correndo de novo, por cima da enorme pedra.

Então os engenheiros concluíram que não é possível parar um riacho.

Fizeram uma grande ponte sobre ele, por que riachos às vezes se enchem, transbordando e derrubando tudo à sua frente.

E disse o riacho: - Pareço frágil, mas não sou. Quando me barram, dou um jeito de achar outro caminho. Mas se abusam ao ponto de não me deixarem outra alternativa, passo por cima e vou em frente! Ninguém me impedirá de continuar servindo quem precisar de minha ajuda!


O RIACHO SEMPRE DÁ UM JEITO DE ACHAR O SEU CAMINHO.

Pe. Zezinho


SUGESTÕES DE ATIVIDADE:

- Leituras silenciosa e oral


- Atividades escrita sobre:

- As interferências sofridas pelo riacho;

- As atitudes do riacho diante das barreiras;

- As conclusões dos homens;

- Solução encontrada;

- Ponto de vista do riacho;

- Casos de rios e riachos que mostraram sua força e deixaram pessoas desabrigadas;

- Tipo de pessoa que pode ser comparada ao riacho.


- HISTÓRIA EM QUADRINHOS: Dividir o texto em quatro partes. Numerar os alunos de 1 a 4. Quem receber o número 1 desenha o primeiro parágrafo, o número 2 desenha o segundo parágrafo e assim sucessivamente:


11 de novembro de 2009

Asas e raízes


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Hamid pediu tempo para pensar. Foi até o túmulo de seu pai, rezou a tarde inteira. Caminhou durante a noite pelo deserto, sentiu o vento que congelava os seus ossos, e voltou até o hotel onde os estrangeiros estavam hospedados. “Bendito aquele que consegue dar aos seus filhos asas e raízes”, diz um provérbio árabe.

Precisava das raízes: existe um lugar no mundo onde nascemos, aprendemos uma língua, descobrimos como nossos antepassados superavam seus problemas. Em um dado momento, passamos a ser responsáveis por esse lugar.

Precisava das asas. Elas nos mostram os horizontes sem fim da imaginação, nos levam até nossos sonhos, nos conduzem a lugares distantes. São as asas que nos permitem conhecer as raízes de nossos semelhantes, e aprender com eles.

Pediu inspiração a Deus, e começou a rezar. Duas horas depois, lembrou-se de uma conversa de seu pai com um dos amigos que freqüentava a loja de tecidos:

Hoje de manhã, meu filho me pediu dinheiro para comprar um carneiro; devo ajuda-lo?

Essa não é uma situação de emergência. Então, aguarde mais uma semana antes de atender o seu filho.

Mas tenho condições de ajudá-lo agora; que diferença fará esperar uma semana?

Uma diferença muito grande. A minha experiência mostrar que as pessoas só dão valor a algo quando têm a oportunidade de duvidar se irão ou não conseguir o que desejam.

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O vencedor está só – Paulo Coelho

Retrato


"Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?"


Cecília Meirelis

6 de novembro de 2009

Um amigo fiel

Ainda não vi um texto que supere a descrição de um cão, como este, escrito pelo advogado George G. West. Com ele, representou, num tribunal, o proprietário de um cão morto a tiros, propositadamente pelo vizinho, na cidade de Warrensburg, EUA. O fato aconteceu há mais de um século, e foi gravado na entrada do tribunal de justiça daquela cidade.



Senhores jurados!

O mais verdadeiro dos amigos que um homem pode ter neste mundo egoísta, aquele que nunca o abandona e nunca mostra ingratidão ou deslealdade é o cão.

Ele permanece com seu dono na prosperidade e na pobreza, na saúde e na doença. Dormirá no chão frio, onde os ventos invernais sopram e a neve se lança impetuosamente.. Quando só ele restar ao lado de seu dono, ele beijará a mão que não tem alimento para oferecer, lamberá as machucaduras e as dores que aparecem nos encontros com a violência do mundo.


Ele guarda o sono de seu pobre dono como se fosse de um príncipe.

Quando todos os amigos o abandonarem, o cão permanecerá. Quando a riqueza desaparece e a reputação se despedaça, ele é constante em se amor, como o Sol na sua jornada através do firmamento. Se o destino arrasta o dono para o exílio, o desamparo e o desabrigo, o cão fiel pede o privilégio maior de acompanhá-lo, para protege-lo contra o perigo, para afrontar seus inimigos.



Quando a últimas cena se apresentar, a morte o levar em seus braços e seu corpo for deixado na laje fria, mesmo que todos os parentes se retirem, lá ao lado da sepultura, se encontrará seu nobre cão, a cabeça entre as patas, os olhos tristes, mas em atenta observação, fé e confiança, mesmo diante da morte.

George G. West


SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

- Leitura do texto;

- Pesquisa dos significados das palavras desconhecidas em dicionário;

- Desenho dos parágrafos do texto;

- Descrição de animal de estimação (cão, gato, coelho, tartaruga...)

- Pesquisa das raças caninas mais populares;

- Pesquisa de pensamentos sobre cães;

- Pesquisa de poemas sobre cães;

- Visita a uma entidade que cuida de cães abandonados e estimula sua adoção;



Furika (Foi adotada por minha filha Camila)


A Prece do Cão


Trata-me com carinho, meu amado mestre, pois nenhum coração em todo o mundo será mais agradecido do que o meu.


Não tente me educar com pancadas, pois embora eu possa lamber-lhe as mãos entre um golpe e outro, a sua paciência e compreensão ensinar-me-ão mais rapidamente as coisas que espera que eu aprenda.


Fale-me muito, pois tua voz é a doce música do meu mundo, como pode perceber pelos ardentes sacolejos de minha cauda quando ouço os seus passos...

Quando o tempo está frio e chuvoso, conserve-me dentro de casa, pois sou um animal doméstico, sem preparo para enfrentar as interpéries do tempo, e a minha maior glória será o privilégio de sentar-me a seus pés.


Conserve minha vasilha com água fresca, pois além de não poder reclamar quando ela está seca também não posso dizer-lhe quando estou com sede.


E quando eu estiver bem velho, se o todo PODEROSO me privar de saúde e da visão, por favor não me vire as costas...


Faça-me o bem de deixar que a minha vida de dedicação e fidelidade possa se extinguir suavemente e eu farei sentir com o meu último alento que sempre me senti seguro em suas mãos.


Amém

http://www.forumnow.com.br


SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

- Leitura do texto em forma de Jogral;

- Colar a foto do animal de estimação e escrever um depoimento como se fosse o animal.





DR. PET - Cães abandonados

http://www.caocidadao.com.br