Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

22 de setembro de 2014

Fotografia: resgate histórico




Esta imagem revela uma hierarquia familiar: o pai como o mais importante, o que comanda todos os membros da família. Abaixo dele a mãe, que tem sob seu domínio os filhos. Estes aparecem também, por ordem de tamanho, para destacar a idade de cada um.
Todos olham na mesma direção. Apenas o garoto do centro esboça um sorriso. O menino mais velho é muito parecido com o pai, tem o corpo ereto, mas parece ser uma pessoa calada. Todos estão elegantemente trajados. Os quatro meninos usam calças iguais. As meias e calçados iguais até para a menina. Os dois mais velhos já usam paletó, como o pai. E dois menores usam gravata, o que dá a eles elegância. A mãe usa roupas volumosas: saia pesada e blusa adornada com um laço. O branco da blusa da mãe, do vestido da menina e das camisas dos dois meninos menores deixam a foto menos sufocante.

Percebe-se a disciplina, todos estão enfileirados, como soldados. O fundo sombrio dá  aparência de uma fotografia tirada num estúdio, porque há uma abertura entre o chão e a parede, a janela e o vaso com flores podem ser pintura.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
1- Escreva  falando porque as pessoas mais velhas quase não têm fotos. Comentar sobre a forma como as famílias e como os jovens se fotografam atualmente, sobre o que mudou em relação à fotografias antigas. Explicar sobre as dificuldades do passado e as facilidades de hoje para tirar fotos. Citar os tipos de objetos que são usados atualmente para tirar fotos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)