Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

27 de agosto de 2014

Bailarinas


Olha só que graça. Bailarinas feitas com arame, guardanapo de papel, linha e cola, tesoura, alicate. A roupa pode ser feita com papel crepom ou tecido. Com várias bailarinas, é possível fazer uma bela decoração variando os movimentos dos braços e pernas e das cores dos vestidos. 
Fonte: http://www.pinterest.com/pin/367747125796435850/


Fonte: http://www.pinterest.com/pin/367747125796435850/



25 de agosto de 2014

Fotografia antiga




Aparentemente, parece ser uma fotografia do século passado, não colorida, na qual são retratados um casal com filhos, de várias idades,  O casal que está atrás não demonstra intimidade, O homem, pode ser o namorado ou marido da filha mais velha. As mulheres, com exceção à mãe, usam vestidos simples aparentando ser do mesmo tecido e cor.  As meninas com os cabelos cortados do mesmo jeito, usam  enormes laços para amarrá-los. Os calçados e meias das mulheres são iguais. Como há várias meninas, conclui-se que o bebê no colo é o filho mais novo da mulher. Parece ser um menino.

A família não demonstra ter grandes posses. Isso é percebido nos móveis, as cadeiras são muito simples  e uma menina está sentada sobre uma caixa de madeira, indício de que não havia cadeira para todos. Não há uma preocupação com as poses, as crianças estão a vontade, e intercaladas entre os adultos. A mão do pai pesa sobre o ombro da menina, deixando-o mais baixo. A foto foi tirada em um ambiente interno, sobre um tapete. O fundo foi revestido com um tecido e com uma cortina escura. Lateralmente há vasos de flores. As mulheres mais velhas usam vestidos longos. Com exceção do bebê, todos usam roupas escuras, o que torna o ambiente carregado. Os homens usam terno e gravata, um costume da época.         (A fotografia pode ter outra interpretação)


     


SUGESTÃO:
1- Mostre e explique a foto analisada para o aluno. 

2- Solicite ao aluno que traga para a sala de aula uma foto antiga de sua família para ser analisada . (Com a facilidade dos celulares com câmeras, não preciso trazer a foto original, mas uma reprodução impressa. Se a escola permitir, peça uma foto da foto, na hora do exercício deixe o aluno usar o aparelho para vê-la.)



24 de agosto de 2014

O Aleph



Enquanto lia, fui destacando algumas frases do livro "O Aleph" de Paulo Coelho. O resultado foi esta coletânea de belos pensamentos. Achei interessante compartilhá-la. 


- Passado e futuro existem apenas em nossa memória. "Mas o momento presente está além do tempo: É a Eternidade.
- O mundo está neste momento sendo criado e destruído.
- A tragédia é uma mudança radical em nossas vidas, sempre ligada ao mesmo princípio: a perda.
- Quando estamos diante de uma perda, não adianta tentar recuperar o que já se foi, é melhor aproveitar o grande espaço aberto e preenchê-lo com algo novo.
- Essa é a qualidade do guerreiro: entender que vontade e coragem não são a mesma coisa. Coragem pode atrair medo e adulação, mas força de vontade requer paciência e compromisso.
- Uma vida sem causa é uma vida sem efeito.
- Se eu conseguir convencer uma só pessoa a parar de lutar por algo que tem certeza de que vale a pena, terminarei também por convencer a mim mesmo - e toda minha vida perderá com isso.
- Se o mundo parece em paz é porque está em paz.
- Sonhadores não podem ser domados.
- Não somos aquilo que as pessoas desejavam que fôssemos. Somos quem decidimos ser.
- Culpar os outros sempre é fácil. Você pode passar sua vida culpando o mundo, mas seus sucessos ou suas derrotas são de sua inteira responsabilidade.
- O Caminho da Paz é fluído como um rio, e porque ele não resiste a nada, já venceu antes de começar.
- A arte da paz é imbatível, porque ninguém está lutando contra ninguém, apenas consigo mesmo.
- Vença você mesmo, e vencerá o mundo.
- Ferir o oponente é ferir a si mesmo.
- Quanto mais eu gastar minha energia em palavras, menos estarei convencido do que digo, e em breve será fácil me dominar.
- O mal das palavras é que elas nos dão a sensação de que podemos nos fazer compreender e entender o que os outros estão dizendo.
- Quantas pessoas conheço que são mestras quando falam mas incapazes de viver aquilo que pregam!
- Uma coisa é descrever uma situação, outra é experimentá-la.
- É preciso ir para longe antes de compreender o que está perto.
- Música não é uma sucessão de notas. É a constante passagem de uma nota entre o som e o silêncio.
- Apenas duas coisas podem revelar grandes segredos da vida: o sofrimento e o amor.

Extraído do livro  "O Aleph" de Paulo Coelho

19 de agosto de 2014

Desenho e produção de texto



Reprodução com mudança do ambiente, colorida com lápis de cor.

SUGESTÃO:

Para esta atividade o aluno pode usar uma foto trazida de casa ou recortada de revista. Ele deve reproduzir a foto, fazendo algumas interferências. O professor sugere um tema. No caso da foto acima, nota-se a poluição ambiental. 

Depois da seleção da foto, ela é recortada, colada numa folha, desenhada e colorida. Não é necessário seguir as cores originais.

Após o término do desenho, o professor, com autorização do aluno,  pode mostrar o trabalho à sala e pedir a outro aluno para explicar a mensagem da foto original e da reprodução.

Para continuar a atividade, depois da análise de algumas fotos, o aluno escolhe uma delas e escreve sua análise ou um texto dissertativo.

Finalizando, o professor lê alguns textos e reescreve-os no quadro ou recolhe os textos para avaliar o trabalho.

15 de agosto de 2014

Como ensinar diálogo

Muitos alunos têm dificuldade para entender como se escreve um diálogo, não sabem quando devem usar parágrafo e travessão. Ensine-os usando balões. A atividade a seguir é feita a partir de um desenho bem simples que contém dois personagens. É importante que o professor acompanhe a atividade e esclareça as dúvidas. 


1- Os alunos devem escrever as falas do policial e do presidiário dentro dos balões de forma bem simples, apenas uma frase por balão.



DIÁLOGO: ......................................................................

            Um tumulto no Presídio São José provocou a maior confusão. Um detento quase fugiu. Por sorte o Policial Militar correu atrás do preso. Entre eles aconteceu a seguinte conversa:

 
 
            E a situação piorou:
 
 
 
 

            O Policial Militar conseguiu dominar o homem e o devolveu ao presídio.


2- As falas escritas saem dos balões e são escritas no caderno. Cada vez que um dos personagens fala é necessário o uso de parágrafo e travessão. A fala do narrador é escrita com parágrafo, mas sem travessão. 

3- Exposição dos textos num mural, para que todos conheçam o trabalho coletivo.



4- Leitura do livro Chapeuzinho vermelho.

5- Faça dedoches do Lobo Mau e da Chapeuzinho Vermelho e peça para alguns alunos recontarem oralmente a estória.

6- Aplique o mesmo procedimento com balões. O alunos devem escrever algumas falas entre o Lobo Mau e a Chapeuzinho, mas oriente-os para que mudem as falas e dêem um desfecho diferente do tradicional.

7- Reescrita das falas dos balões no caderno.

14 de agosto de 2014

Como pintar copo de vidro com esmalte

11 de agosto de 2014

Leitura e Arte


Um novo fóssil de dinossauro foi achado em Cuenca, na Espanha, e parece responder a uma antiga questão da paleontologia: afinal, as aves são uma sequência evolutiva dos grandes répteis do passado? Este novo fóssil encontrado pode estar nos aproximando da solução: cientistas espanhóis descobriram que o dinossauro em questão tem uma espécie de corcova, que pode indicar a presença de um primitivo folículo de penas.

Eis o nome que a nova espécie recebeu: Concavenator Corcovatus (que significa “carnívoro de corcovas de Cuenca”), e foi subdividido em um grupo conhecido como terópodes (é deste grupo que os pássaros foram supostamente originados). Estes dinossauros eram encontrados no continente de Gondwana (curso rápido da geografia que você já viu na escola: há 200 milhões de anos, o continente único, Pangeia, se dividiu em Laurásia e Gondwana. A Gondwana daria origem aos continentes do hemisfério sul), no período triássico.
http://hypescience.com/mais-uma-evidencia-de-que-as-aves-vieram-dos-dinossauros-e-encontrada/

1- Leitura do texto: 
a- Leitura feita pelo professor
b- Leitura silenciosa
c- Leitura feita para o grupo.
d- Leitura feita em coro.

2- Pesquisa sobre a origem e evolução das aves;

3- Sugestões de atividades de arte usando diversas técnicas: recortar, colorir, pintar, dobrar, colar, montar.


Aves feitas com mãos recortadas

http://media-cache-ec0.pinimg.com/236x/a3/40/13/a340130a19d3eb08b500c66b7436cdd7.jpg





http://media-cache-ak0.pinimg.com/736x/de/f9/35/def93527574cf00590fad950c27a7dde.jpg







http://media-cache-ak0.pinimg.com/736x/a4/84/1c/a4841cb66d58c4a36b3de90288430ee6.jpg





Galinhas feitas com cabaças coloridas com tinta preta com detalhes em biscuit

http://media-cache-cd0.pinimg.com/736x/4f/f9/ea/4ff9eac1a373caedf9f0d4f5fd7ab60e.jpg




Feitas com filtros de café


http://media-cache-ec0.pinimg.com/736x/21/29/90/21299026ec251bcc72476e49aff7f43a.jpg





http://media-cache-ak0.pinimg.com/736x/c3/03/25/c30325e867e09b87e7437edeffc27146.jpg



http://media-cache-ak0.pinimg.com/736x/7e/35/00/7e35002f233911d170e3b8910e0e73bd.jpg





http://media-cache-ec0.pinimg.com/236x/96/b0/e2/96b0e2a1b59a699d5fa75bdc9f5d3d34.jpg






http://media-cache-ec0.pinimg.com/236x/5a/1a/84/5a1a84d3b5c0fda79da78a1dc45b4748.jpg


http://media-cache-ak0.pinimg.com/736x/42/29/66/4229667cca0b685e3405fd7397b20d4b.jpg




Feita com luva de tricô

http://media-cache-ec0.pinimg.com/736x/06/64/6d/06646de551d2e864299c461a62e6531b.jpg




http://media-cache-ec0.pinimg.com/736x/69/bf/f9/69bff9a10c9a0a882e2fa3df01d1ef43.jpg




Como desenhar um pavão


Encontrado em: http://media-cache-ec0.pinimg.com/236x/30/ee/f7/30eef7f869e34a5f59264d391579e41e.jpg


7 de agosto de 2014

Dança com ilusão de ótica

4 de agosto de 2014

Claude Monet

Para os impressionistas a luz é extremamente importante, pois ela deve ser captada com o máximo de pureza.

        Claude Monet estudou os efeitos da luz ao pintar a Catedral de Rouen em diferentes horários e em diferentes épocas do ano, captando as cores  de uma mesma superfície.
Para ver as diferenças provocadas pela mudança de luz na paisagem fotografei este local me posicionando no mesmo local em três horários diferentes, 10:00 horas da manhã, 13:15 horas e 17:00, no dia 25 de setembro de 2012. Veja o resultado:

Esta foto foi tirada às 10:00 da manhã. O sol está alto mas a luminosidade não é plena, ela ofusca nossos olhos e faz com que enxerguemos a paisagem um pouco escurecida ainda.
No primeiro plano, no canto superior direito, está visível uma pequena parte do beiral da casa. Ele está iluminado. O gramado apresenta uma coloração verde claro, com tons amarelados  e as rosas mostram um vermelho intenso. O chão da calçada onde está estacionado o carro recebe bastante luz. O carro recebe luz por cima. Em seu para-brisa há um ponto onde o sol está refletido, apesar disso, as autras partes do vidro estão escurecida e adquirem uma cor meio azulada.
As árvores são iluminadas por cima e em consequência, as folhas nas suas  copas, que estão viradas para cima, ficam brancas enquanto que sombras escuressem seu interior, o tronco e o chão. Nota-se que a posição da Terra em relação ao Sol faz com que as sombras sejam obliquas, isso está muito visível nas sombras projetadas pelos dois postes de energia e pela cerca do quintal.
Há sombras na calçada e nos dois lados da casa e elas adquirem um tom azulado como o céu. Uma pequena parte do telhado recebe luz direta. As duas pequenas antenas no telhado e a lâmpada do poste quase desaparecem. As janelas da casa também refletem a luz do céu.
O céu mostra dois tons de azul, sendo a cor do horizonte um pouco mais clara. Como a luz não bate diretamente no portão da casa menor, isso faz com que ele fique opaco e mostre uma cor cinza e acentue as sujeiras acumuladas pelo tempo.


            Esta foto foi tirada às 13:15 mintutos. É bem nítida a mudança de luminosidade. A claridade aumentou, tudo é visto com nitidez. A Terra já se movimentou e giro um pouco mais, com isso, além da mudança da claridade, há mudança do ângulo das sombras, elas são projetadas para o lado oposto da foto anterior.
            Numa pequena mostra do beiral, em primeiro plano, nota-se que ele está na sombra e adquiriu uma tonalidade alaranjada. O gramado tem um verde mais claro, mas as cores amareladas permanecem.  Já não se enxergam no quintal as sombras da cerca e do poste. A cor vermelha das rosas escureceu e cor da terra clareou.
            A luz solar iluminou um pouco mais as árvores e elas apresentam agora vários tons de verde e muitas folhas brancas. As sombras diminuiram. A árvore que fica do outro lado da rua projeta sombras na parede da casa, mas são alongadas, em direção ao chão. A calçada ficou quase branca.  A lâmpada do poste ficou marcada na parte superior. O poste também foi iluminado frontalmente, sua lateral permanece escura.
            As paredes e o telhado da casa maior estã iluminadas, portanto, com a cor mais clara. As sombras acinzentadas nas laterais permanecem. A vidraça da janela maior reflete a coloração da árvore que está próxima e as antenas estão mais definidas.
            O portão da casa menor mostra suas ondulações de claro e escuro


            Esta foto foi tirada às 17 horas. O céu está mais claro, mas não mais límpido. Vêem-se nuvens de três colorações: brancas, azuis e cinza, elas escondem o sol, e  não há projeção de sombras.

            O beiral da casa, em primeiro plano, escureceu O gramado ficou menos nítido e o amarelo ficou quase imperceptível. A cerca adquiriu uma cor azulada e a calçada e a rua escureceram

            A árvores têm cores quase iguais e não estão bem definidas. O verde tornou-se escuro e a profundidade quase desapareceu, como se elas estivem na mesma direção, uma ao lado da outra. Não há sombras delas projetadas delas. A casa não recebe luz direta. Todas as faces têm a mesma coloração opaca.

            Fazendo uma breve comparação entre as três fotografias do mesmo local em horários diferentes observou-se que as duas primeiras fotos não apresentam uma diferença marcante, a maior diferença foi percebida na fotografia da tarde, pela pouca luminosidade, porque as nuvens se colocaram na frente do sol e impediram a ação da luz. 

OUTRO PONTO DE VISTA, FOTOGRAFADO NOS MESMOS HORÁRIOS.  Use as imagens para desenvolver a atividade escrita com os alunos: