Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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12 de setembro de 2014

Colagem com macarrão












Fonte: http://www.pinterest.com/tbordignon/escolar-iii/

7 de setembro de 2014

Zigurates da Mesopotâmia e Pirâmides do Egito,

            

            A Pré-História foi um período histórico do qual pouco se sabe, pois como não existia ainda a escrita, não foi documentado. O que se sabe desse período é constato naquilo que restou: pinturas rupestres feitas nas paredes de cavernas. O homem do Paleolítico realizou esculturas. No Neolítico aprendeu a tecer, fabricar cerâmicas, construir casas, criou a escrita. Começou a pensar na coletividade.  Nesta época surgiram os dolmens, primeiras construções de grande porte com utilidade coletiva. Assim a humanidade foi evoluindo e fazendo construções cada vez maiores, sempre com alguma utilidade. 



            O Zigurate foi um tipo de templo religioso da Mesopotâmia dedicado ao deus Marduk, construído em formato de pirâmide terraplanada composta de dois a sete andares ou câmaras. Cada andar possuía uma área menor. O centro era construído com tijolos queimados, feitos por escravos, o que lhe concedia maior resistência, enquanto que sua parte externa era construída com tijolos secos ao sol, com menor resistência. Era enfeitado geralmente com vidros de cores variadas. Sua criação deve-se aos sumérios, babilônicos e assírios. Somente os sacerdotes, que eram pessoas de prestígio na sociedade, podiam entrar em seu interior e conversar com os deuses, cabia a eles a responsabilidade da adoração,  interceder pelas necessidades humanas, e de lá controlar a elite. No topo da construção havia um templo onde o rei tomava parte nos rituais religiosos. O acesso ao templo era feito por rampas ou escadarias estreitas que iam de sua base ao cume. Os Zigurates mais antigos foram construídos no final do terceiro milênio a.C. e os mais novos no século VI a.C.


             Os egípcios eram extremamente religiosos. Adoravam um só deus, Aton que era alimentado, banhado e vestido pelos sacerdotes. Acreditavam na ressurreição da alma e na vida após a morte. As Pirâmides eram construções em formato geométrico onde era sepultado o corpo do Faraó ou de uma pessoa importante após sua mumificação. Para os egípcios elas se equiparavam aos raios do sol sobre a Terra, sem o sol não há vida, sem as Pirâmides também. No Egito, o poder era centralizado, o Faraó tinha o governo e considerado uma divindade. O comércio era feito nos templos e palácio e controlado pelo Estado. A base da economia era a agricultura, que era irrigada pelo Nilo. Os camponeses trabalhavam até o meio do ano. A outra metade era dedicada à construção de grandes obras públicas. Faziam parte da elite os monarcas, os sacerdotes, os chefes militares e a classe alta do governo. A Pirâmides foram construídas coma riqueza do império com mão obra escrava. Normalmente eram divididas em duas ou três câmaras. A primeira destinava-se aos profanos, a segunda reservada ao Faraó e a terceira aos sacerdotes.
 
            Fazendo uma comparação entre as duas construções constatam-se algumas diferenças:

  


O Zigurate tinha o formato de uma pirâmide com algumas diferenças: Havia um templo em seu topo destinado  a cerimônias religiosa. Era um local de manifestação do poder de divino. Servia para fazer a transição de deus à terra e do homem ao céu, uma espécie de ponte para se chegar ao paraíso. Acreditava-se ser a morada dos deuses, local que os deuses escolhiam ficavam perto da humanidade. Não se destinava apenas a função religiosa, era um local de estudo dos astrônomos ponto estratégico para observar os inimigos e um local apropriado para estocar os produtos agrícolas. Os Zigurates eram construídos em andares. Seu acesso era feito pelo exterior, por escadas ou rampas.
            As Pirâmides tinham a função de túmulos. O formato era triangular de quatro lados.
Suas quatro faces eram completamente lisas. O acesso a seu interior era protegido por galerias de estátuas de grande porte e esfinges. No interior das Pirâmides, além do corpo mumificado do Faraó, ou de uma pessoa importe, eram guardadas estátuas religiosas, objetos usados em rituais religiosos, tesouros em ouro, prata e pedras preciosas. As Pirâmides foram construídas em pedras, por isso resistiram ao tempo.

fonte: 


1 de setembro de 2014

Elementos gráficos


PONTO


O ponto ocupa no espaço uma posição. Não tem geometricamente dimensão, área ou superfície é simplesmente invisível. Sendo o elemento visual mais simples é necessário graficamente torná-lo visível. Resulta por exemplo do primeiro contacto do lápis com o papel.  Quando se olha para o céu numa noite limpa sem nuvens, observamos uma imensidão de pontos que brilham, são as estrelas.

Podemos encontrar pontos:











Linha 
Um ponto em movimento gera uma linha. Assim uma linha é constituída por um conjunto de pontos. " A linha pode ser definida como o percurso de um ponto - Leonardo da Vince"




O comprimento é a única medida que uma linha pode ter e a sua representação no espaço é infinita.



A linha é um elemento gráfico de desenho muito importante, com ela definem-se as formas e podemos exprimir a nossa imaginação e criatividade.


1. Linha horizontal:
   Representa o nível dos olhos do observador (linha horizontal pontilhada LH).


    Numa paisagem é a linha do horizonte que separa o Céu e a Terra. Vista ao longe, ela está na base das montanhas e risca horizontalmente o nível do mar.


2. Linha vertical:
  É  uma linha vertical perpendicular a linha do horizonte (PV). 






SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1- Identifique os diferentes elementos gráficos de que são compostas as figuras:










2- Colorir o desenho usando pontos ordenados,  aleatórios, concentrados e grandes:



3- Reproduzir a figura e colorir com hidrocollor usando pontos:




4- Colorir o desenho usando os diferentes elementos gráficos:




5-Colorir com caneta hidrocollor e identificar as linhas das figuras:
:
6- Pinte as linhas verticais:



7- Pinte as linhas horizontais:



8- Crie uma paisagem utilizando linhas horizontais e verticais,  tamanho mínimo – 16cm x 10 cm

9-Pinte o desenho que você criou      



10- Cole barbante, lã ou linha nas imagens:




Romero Brito. Pintura utilizando elemntos gráficos.



11- Faça uma uma pintura no estilo de Romero Brito:


Painel composto com sobreposição de pontos. Pode ser feito do tamanho que quiser. 
12- Recorte caixas de papelão ou isopor em círculos e cole papéis coloridos, fazendo uma sobreposição.



Fonte:
http://www.pinterest.com/tbordignon/escolar-iii/
http://www.sobrearte.com.br/desenho/perspectiva/elementos_da_perspectiva.php

27 de agosto de 2014

Bailarinas


Olha só que graça. Bailarinas feitas com arame, guardanapo de papel, linha e cola, tesoura, alicate. A roupa pode ser feita com papel crepom ou tecido. Com várias bailarinas, é possível fazer uma bela decoração variando os movimentos dos braços e pernas e das cores dos vestidos. 
Fonte: http://www.pinterest.com/pin/367747125796435850/


Fonte: http://www.pinterest.com/pin/367747125796435850/



25 de agosto de 2014

Fotografia antiga




Aparentemente, parece ser uma fotografia do século passado, não colorida, na qual são retratados um casal com filhos, de várias idades,  O casal que está atrás não demonstra intimidade, O homem, pode ser o namorado ou marido da filha mais velha. As mulheres, com exceção à mãe, usam vestidos simples aparentando ser do mesmo tecido e cor.  As meninas com os cabelos cortados do mesmo jeito, usam  enormes laços para amarrá-los. Os calçados e meias das mulheres são iguais. Como há várias meninas, conclui-se que o bebê no colo é o filho mais novo da mulher. Parece ser um menino.

A família não demonstra ter grandes posses. Isso é percebido nos móveis, as cadeiras são muito simples  e uma menina está sentada sobre uma caixa de madeira, indício de que não havia cadeira para todos. Não há uma preocupação com as poses, as crianças estão a vontade, e intercaladas entre os adultos. A mão do pai pesa sobre o ombro da menina, deixando-o mais baixo. A foto foi tirada em um ambiente interno, sobre um tapete. O fundo foi revestido com um tecido e com uma cortina escura. Lateralmente há vasos de flores. As mulheres mais velhas usam vestidos longos. Com exceção do bebê, todos usam roupas escuras, o que torna o ambiente carregado. Os homens usam terno e gravata, um costume da época.         (A fotografia pode ter outra interpretação)


     


SUGESTÃO:
1- Mostre e explique a foto analisada para o aluno. 

2- Solicite ao aluno que traga para a sala de aula uma foto antiga de sua família para ser analisada . (Com a facilidade dos celulares com câmeras, não preciso trazer a foto original, mas uma reprodução impressa. Se a escola permitir, peça uma foto da foto, na hora do exercício deixe o aluno usar o aparelho para vê-la.)